No Brasil, um número muito elevado de alunos, mais especificamente entre 10 e 11 milhões, estão estudando em escolas públicas com problemas de infraestrutura.

Obstáculos como a falta de incentivo e infraestrutura nas escolas brasileiras dificultam o aprendizado dos alunos. Não somente esses, mas por exemplo a falta de professores, materiais de baixa qualidade, escassez de alimento, e outros fatores, indicam o Brasil como um dos países que menos investe em educação e por conseguinte, caracterizamo-nos como uma sociedade subdesenvolvida.

Em um estudo divulgado pelo Jornal Hoje, foram analisadas informações de 137 mil escolas e de 38 milhões de estudantes que mostram o número de alunos matriculados em escolas públicas sem condições básicas. Desses, mais de um milhão não possuem água potável. Mais de 500 mil sem água potável e rede de esgoto. Absurdamente, em uma tecnológica é inadmissível mais de 7 milhões de estudantes não terem acesso a internet de banda larga.

Mas e, de onde vem esse problema?

Ele se origina nas décadas de baixo investimento governamental na área da educação, com grandes esquemas de corrupção nas construções e reformas de novas escolas pelo país. Logo, essas séries de descasos com a educação brasileira, causam um grande déficit educacional entre os alunos das nossas escolas públicas, que a curto prazo encontrarão dificuldades de ingressar em universidades públicas ou privadas e respectivamente entrar no mercado de trabalho.

Os diferentes tipos de problemas na infraestrutura

            Inicialmente temos falta de ambientes para realizar atividades diferentes dentro e fora do horário de aula. Podemos citar alguns casos como ginásios precários, falta de bibliotecas e laboratórios, salas sem ar condicionado, projetores e outros equipamentos que promovem a qualidade de ensino. Por outro lado, ambientes arejados e áreas verdes, por exemplo, que são ambientes de lazer e socialização para os estudantes, uma vez que transmitem a sensação de segurança e conforto,  também estão escassos.

            Contudo, os problemas de infraestrutura podem não estar diretamente ligados à escola e sim ao trajeto até a mesma. Esses problemas podem vir de difícil obstáculo natural ou simplesmente pela falta de transportes públicos, cujo problema de logística é repulsivo como mostra o levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, segundo ele, cerca de 23 mil estudantes podem estar fora das escolas por falta de transporte.

Soluções para o problema

A coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, fez uma avaliação onde consta que a boa infraestrutura é um dos principais requisitos para que os estudantes tenham um bom ensino. Ela diz também, que a solução para que os alunos tenham o direito da educação assegurado, é a implementação do CAQ (Custo Aluno-Qualidade), que mostra quando o governo deve investir por aluno, em cada etapa do ensino, para que exista um padrão mínimo de qualidade no aprendizado.

Por isso, são necessários sim, investimentos em cursos profissionalizantes, técnicos e superiores- programas já implantados pelos Governos, porém se a educação básica não recebe incentivo de qualidade tampouco será bom o futuro profissional.

Autoria:

Luiz Henrique S. Confortin

João Pedro Ferraresi

João Victor Bordignon